quarta-feira, 27 de abril de 2011

TIC nas escolas






A escola está passando por um processo de mudanças com relação às TIC, visto que elas estão inseridas na sociedade e aceleradamente sofrem mudanças, por isso no espaço escolar ela também deverá ser utilizada.
Ignorar as tecnologias de informação e de comunicação é tornar o ensino e a aprendizagem menos atrativos e colaborar para que inconscientemente crianças e adolescentes se deixem influenciar pelos aspectos negativos, os quais interferirão diretamente em suas vidas.
Responsável por uma educação de qualidade e que construa a cidadania, utilizar a mesma na escola é possibilitar a todos os alunos o acesso ao conhecimento produzido, com o objetivo também de questionar a sua utilização e orientar para a escolha certa das TIC e de programas educativos, ou seja, saber utilizar o que está disponível na sociedade para a melhoria da qualidade de vida e para a produção de novos conhecimentos.
Na escola, por exemplo, algumas tecnologias vem sendo inseridas e já utilizadas há mais tempo, como a televisão, o vídeo, o aparelho de som e até mesmo os computadores nas aulas de informática e sutilmente em outras aulas, as quais o professor possui certo domínio da máquina.
Ainda a utilização do computador e dos recursos da internet nas disciplinas vem sendo prejudicadas pela falta de conhecimento do professor no manuseio da máquina, no acesso a internet e na escolha dos conteúdos disponíveis.
Estas questões nos apontam a necessidade de estudo com relação à inserção das TIC nas escolas e na própria sala de aula, para que possamos melhorar o conhecimento e torná-lo acessível aos alunos através da apropriação dos conhecimentos objetivos e subjetivos construídos pelo próprio homem, usufruindo-os de maneira saudável a todos os aspectos inerentes ao ser humano.
Gilda Valandro

Um comentário: